Como contratar uma administradora com segurança
Ao contratar uma administradora, o síndico está delegando suas funções administrativas a uma empresa de sua confiança. Portanto, é o responsável pelo bom ou mau desempenho dela, Para evitar problemas futuros, recomenda-se conhecer bem a empresa antes de assinar o contrato ou decidir pela eventual troca. Além disso, desconfie de quem oferece preços bem inferiores aos de mercado. Afinal, o síndico pode ser responsabilizado (civil e criminalmente) pelos eventuais prejuízos causados ao condomínio.
Na hora de escolher
1-Analise a tradição da administradora no mercado, tempo de atuação e a relação de clientes.
2-Visite a sede da administradora, conheça sua equipe de trabalho, instalações e equipamentos.
3-Solicite que o contrato apresente a descrição detalhada de sua metodologia de trabalho, se prevê assessoria jurídica e contábil.
4-Peça a descrição detalhada sobre os custos operacionais incluídos no contrato. Isto é, quais as taxas ou despesas que serão cobradas, além dos honorários de administração.
5-Peça modelo de balancete mensal. Avalie se o documento é detalhado e de fácil compreensão. O documento é muito importante para que os condôminos acompanhem a movimentação financeira e possam decidir sobre prioridades e cortes de gastos.