Sustentabilidade Ambiental
Quais são as soluções ambientais?
As soluções ambientais são um conjunto de estratégias e projetos que visam proporcionar o desenvolvimento da indústria de uma forma sustentável, ou seja, que não prejudique o meio ambiente, a vida humana e que assegure às formas de vida do local um habitat seguro.
O que pode ser feito para diminuir os problemas ambientais?
- Economizar água. Não é somente uma questão financeira, mas também a proteção do meio-ambiente. Todos os dias, vemos notícias sobre a falta de água, e os condomínios podem (e devem) promover ações para o uso consciente. Outra maneira de não desperdiçar a água é reutiliza-la. Vários condomínios tem investido em sistemas de captação e reuso de água.
- Evite o consumo exagerado de energia. Evitar o desperdício de energia elétrica é uma ação importante para contribuir com a sustentabilidade do planeta e a preservação de recursos naturais. Retirar da tomada os aparelhos que não estão sendo utilizados, trocar as lâmpadas por modelos de LED, evitar abrir e fechar a geladeira repetidas vezes, apagar as luzes ao sair de um cômodo, reduzir o tempo de banho, são algumas das atitudes que devemos tomar para um uso consciente de energia.
- Separar os lixos orgânicos e recicláveis. Essa atitude simples e diária, que todo mundo pode adotar em casa, tem tudo para facilitar a vida de quem trabalha com a coleta seletiva. E não é só isso: a separação correta contribui também para reduzir a contaminação do meio ambiente e para evitar a disseminação de doenças. Não misture recicláveis com orgânicos, sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes. Coloque plásticos, vidros, metais e papéis em sacos separados. Lave as embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico e seque-os antes de depositar nos coletores.
- Utilizar produtos ecológicos e biodegradáveis. Materiais biodegradáveis são aqueles compostos por elementos orgânicos que se decompõem no meio ambiente em um curto espaço de tempo. Trata-se de produtos sustentáveis que reduzem a poluição e contribuem com a redução do lixo nas cidades. Os produtos ecológicos vêm de matérias-primas renováveis, obtidas de forma sustentável; não fazem uso de partes oriundas de animais; são embalados com materiais biodegradáveis, principalmente o plástico ecológico; não são produzidos para gerar poluentes ou insumos agressivos ao meio ambiente.
Dicas para contribuir para a sustentabilidade ambiental
- Evitar poluir e contribuir para agredir o planeta.
- Não contribuir para a extinção da fauna e flora silvestre.
- Reduza, reutileze, recicle.
- Use o Transporte Sustentável.
- Divulgue a sustentabilidade ambiental.