Segurança no Condomínio - Veja essas dicas importantes:
A vida e a tranqüilidade de seus familiares, vizinhos e amigos dependem desses cuidados com a segurança que, somente nós mesmos podemos adotar e praticar. Devemos lembrar que muitas vezes um delito ocorre, quando a prevenção falha. Cabe, portanto, a cada um de nós a nossa parcela de contribuição responsável e ativa dentro do sistema de Segurança Pública, colaborando com determinação e empenho com as autoridades e os órgãos competentes.
AOS FUNCIONÁRIOS
O portão só pode ser aberto depois da identificação do visitante através do portão eletrônico ou intercomunicador e após autorização da sua entrada pelo morador.
- Não é permitida a entrega de flores, pizzas, presentes e outros objetos no apartamento. Alguém deverá ser chamado na portaria para recebê-los.
- Observar quando um morador estiver entrando ou saindo do edifício. É bom checar a presença de pessoas suspeitas nas imediações.
- A identificação dos veículos é fundamental na entrada, sempre anotando a placa em agenda própria. Adesivos colados na parte superior direita do para-brisa são práticos e facilitam o trabalho.
- Na hora de recolher o lixo e limpeza das áreas externas, todas as entradas do edifício devem estar fechadas.
- Os porteiros estão proibidos de abandonar seu posto para atender estranho, seja no portão ou nas garagens.
- Identificação. Palavra chave para permitir o ingresso de funcionários de prestadoras de serviços, como companhia de água, telefone, luz e gás. E antes disso, o morador deverá ser consultado e após estes procedimentos, um empregado do condomínio acompanhará o referido funcionário até o apartamento destinado.
- O mesmo procedimento deve ser utilizado com a chamada mão de obra especializada (encanadores, técnicos de TV e outros). Por uma questão de segurança, deve-se anotar o nome e número do RG do próprio visitante.
- O hábito não faz o monge. O pessoal da portaria não deve se impressionar com a aparência de visitantes. Sempre consultar o morador, não esquecendo de anotar o nome e número de RG.
- Portaria ou feira livre? Evitar aglomerações, bate-papos inúteis e conversa fiada. Atenção e discrição são essenciais.
- Evite falar sobre os hábitos dos moradores, tais como: situação financeira, viagens, horários de deslocamentos, colégio onde estudam os filhos, etc.
AOS SÍNDICOS
Os síndicos devem estar sempre atentos, fiscalizando tudo, desde os trabalhos no edifício até a rotina de funcionários.
- Para contratar algum funcionário, o síndico deve manter um cuidado especial, analisando seus antecedentes e suas referências.
- Uma ficha de cadastro dos moradores do condomínio é essencial. Nesta ficha de uso exclusivo do condomínio deverá constar todos os detalhes do morador em pauta, desde placa de carro até nome de parentes e amigos para consulta em caso emergencial.
- Para a contratação de funcionários, a escolha deve recair naqueles que tenham cursos de formação e treinamento ou mesmo que possuam referências positivas de outros condomínios.
- Portas de entrada, portões de garagem, equipamentos de segurança, em caso de avaria devem ser consertados imediatamente. Por isso, o síndico precisa ter em mãos endereços e telefones das firmas reparadoras para perfeito funcionamento destas peças fundamentais.
- As entradas do edifício sejam elas sociais, de serviço ou garagem, devem ser bem iluminadas, evitando objetos de arte ou decoração que possam impedir uma visão satisfatória dos locais.
- Reciclar é preciso. Neste período onde a globalização impera, o aperfeiçoamento e treinamento dos funcionários devem ser constantes. A realização de cursos especializados e reuniões freqüentes com moradores, as discussões contínuas das dicas de segurança levam ao objetivo máximo que é o bom funcionamento do condomínio.
AOS MORADORES (CONDÔMINOS)
O morador deve ter em mente que a sua compreensão e colaboração são fundamentais para a segurança eficaz no condomínio.
- Sempre que solicitado, verifique se o assunto lhe diz respeito e só então desça à portaria. Não se exponha desnecessariamente.
- Os funcionários não devem ser criticados caso façam parentes e amigos permanecerem do lado de fora do edifício enquanto se procede a identificação. Isso significa segurança para todos os moradores.
- Os moradores devem sempre deixar ou enviar para a portaria, cheques ou dinheiros para receber encomendas pedidas (fitas de vídeo, pizzas, lanches, remédios, etc).
- Quando estiver chegando ou saindo da garagem do seu edifício, fique de olho para ver se existem pessoas de ar suspeito. Isso acontecendo, dê voltas com seu carro até sentir-se seguro.
- Objetos que eventualmente chegarem de surpresa para qualquer morador, como flores e presentes, devem ficar na portaria e devem ser retirados pelo morador destinatário ou levado até o apartamento por um funcionário.
- Você morador, também deve ser discreto. Evite comentários sobre ganho ou bens em frente a funcionários do condomínio e quando possível, alertar os funcionários para que não comentem seus hábitos.
- Os moradores, ao contratar empregados, babás e motoristas, devem exigir documentação e antecedentes. E como candidatos, estes postulantes devem ser recebidos na portaria e não nos apartamentos.
- Evite deixar chaves do apartamento com empregados ou na portaria. Quando necessário, deixe com um vizinho.
- Quem mora no térreo, primeiro e segundo andar deve redobrar a segurança, protegendo as áreas de acesso.
SUGESTÕES AOS CONDÔMINOS
- É preciso, sempre que as condições financeiras permitirem, cooperar para instalação de equipamentos indispensáveis à segurança: interfone, intercomunicador (porteiro eletrônicos) e alarmes. E sempre colocar um olho mágico de 180 graus nas portas dos apartamentos.
- Uma recomendação importante é colocar a guarita recuada do portão com grades altas ao redor do edifício e sempre controlar o portão da garagem. Vidros à prova de bala e espelhados (visão de dentro para fora apenas) são recomendados.
- Alarme ligado, portas e vidros fechados. Os carros no estacionamento do prédio devem sempre ficar assim. E não esquecer pacotes e objetos à vista.
- Uma senha pode ser estabelecida entre moradores e empregados, visando casos de perigo. E estas senhas devem ser substituídas periodicamente e ficar como segredo entre os próprios moradores.
- Caso você tenha a infelicidade de ser surpreendido por um assaltante, acima de tudo, mantenha a calma, nunca entre em confronto com eles. Preste bastante atenção nos detalhes, cor, altura, tatuagens, maneira de falar, olhos, roupas, cicatrizes e qualquer outra minúcia. Isso pode ser útil para uma denúncia.
FONTE: Polícia Militar